O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado, segundo o DSM IV (2002), por inúmeros problemas relacionados com “falta de atenção, hiperatividade e impulsividade”. Esses problemas resultam de um desenvolvimento não adequado e causam dificuldades na vida diária. O diagnóstico precoce e tratamento adequado podem reduzir drasticamente os conflitos familiares, escolares, comportamentais e psicológicos vividos por essas pessoas.
Conforme Topczewski (1999) as manifestações do TDAH evidenciam-se de modo isolado ou associado as seguintes características:
- crianças que se mantêm em constante movimento;
- mexem em tudo, sem motivo e sem finalidade definidos;
- dificuldade para se envolverem em brincadeiras;
- são muito impacientes e mudam de atividade com muita frequência;
- levantam-se da cadeira, quando em sala de aula, em momentos inapropriados;
- não conseguem permanecer sentados para assistir a um programa de TV, como um desenho animado;
- apresentam incapacidade para focar a atenção em qualquer atividade durante um período de tempo necessário para tal. Há tendência em desviar a sua atenção para outros estímulos que são impróprios para aquele determinado momento;
- falam demasiadamente;
- distraem-se com muita facilidade e, frequentemente, não conseguem terminar as tarefas propostas para o período preestabelecido;
- a tarefa escolar prolongada é o indicador mais evidente para se detectar a acentuação da hiperatividade.
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