sábado, 23 de maio de 2009

TDAH na escola

“É na escola que a criança hiperativa vai demonstrar as características que definem a doença, como: dificuldade em se concentrar, não conseguir ficar envolvida com uma coisa só, movimentar-se e conversar constantemente. Um outro sintoma é a impulsividade, comportamento que se caracteriza por não pensar antes de agir podendo provocar situações perigosas.”


Na idade escolar, crianças com TDAH, apresentam maior probabilidade à repetência, evasão escolar, baixo rendimento acadêmico e dificuldades emocionais e de relacionamento. Supõe-se que os sintomas do TDAH sejam catalisadores, tornando as crianças vulneráveis ao fracasso nos dois processos mais importantes para um bom desenvolvimento: o relacionamento social e a escola. Nessa situação, faz-se importante a atuação do psicopedagogo trabalhando de forma a orientar a família e as instituições sobre características das diferentes etapas do desenvolvimento, sobre o progresso nas aprendizagens, sobre as condições psicodinâmicas e determinantes destas dificuldades na aprendizagem, não só em nível de defasagem de conteúdo, mas ainda em nível cognitivo, algumas vezes relacionada a aspectos também sociais e psico-afetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário