Tabela
Cognitivos | - Pequenos déficits de inteligência.
- Deficiências em habilidades acadêmicas.
- Dificuldades de aprendizagem como leitura ortografia, matemática e escrita cursiva.
- Uso inadequado do tempo cotidiano; reprodução incorreta do tempo.
- Menos memória de trabalho verbal.
- Capacidade de planejamento comprometida.
- Menor sensibilidade a erros.
- Funcionamento adaptativo e social retardado.
|
Linguagem | - Início retardado da linguagem.
- Fala conversacional excessiva; fala reduzida em situações de confronto.
- Pouca organização e expressão ilógica e ineficiente de idéias.
- Comprometimento da resolução de problemas verbais
- Dificuldades para seguir regras comportamentais.
- Internalização retardada da fala.
- Deficiências na compreensão auditiva, especialmente na presença de distrações.
- Pouco desenvolvimento e raciocínio moral.
|
Desenvolvimento Motor | - Retardos na coordenação motora.
- Movimentos motores brutos lentos.
- Pouca habilidade grafomotora (escrita)
|
Emoção | - Pouca autoregulação da emoção; mais expressão emocional, especialmente de raiva e agressividade.
- Mais problemas para lidar com frustrações.
- Possível redução da empatia
|
Desempenho Escolar | - Comportamento disruptivo em sala de aula.
- Desempenho fraco na escola, em relação à capacidade.
- Colocação em um ou mais programas de educação especial.
|
Desempenho em testes | - Pouca persistência do esforço/motivação (desistem facilmente).
- Menos desempenho/produtividade.
- Mais problemas quando há espera no teste e quando este aumenta em duração.
- Declínio do desempenho durante a atividade.
|
Riscos à saúde/médicos | - Maior propensão a acidentes.
- Risco possivelmente maior de asma.
- Dificuldade para dormir (insônia).
- Mais riscos na direção; acidentes automobilísticos, multas por excesso de velocidade e suspensões da habilitação.
- Maior deterioração do desempenho na direção após consumo de álcool.
|
Fonte: Barkley (2008, p. 178)
Nenhum comentário:
Postar um comentário